Os ambientes
gráficos atuais apresentam boa qualidade, necessitando, por isso, para a sua
formação, de computadores e dispositivos periféricos com mais capacidades.
1 A qualidade dos ambientes
gráficos é um aspeto particularmente importante na imersão do utilizador,
principalmente quando o ambiente virtual é recriado a partir de um ambiente
real.
Quanto mais reais se apresentarem aos olhos do utilizador
mais imerso este poderá sentir-se no ambiente virtual.
Para
tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados o rendering e o
mapeamento de texturas:
a.
O rendering é uma operação que
permite transformar os dados gráficos em dados de imagem.
b.
Para se obter um rendering
adequado é necessário definir correctamente a iluminação do ambiente e a
posição relativa dos objectos no mundo virtual.
O
desenvolvimento de equipamentos cada vez mais adaptados ao utilizador e às suas
funções é o resultado dos estudos efetuados pela ergonomia.
Este princípio da ergonomia estabelece que o sistema deve comportar-se segundo o padrão de interação do utilizador com a máquina. Ou seja, a ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar com o intuito de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
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