sexta-feira, 1 de março de 2013

Os ambientes gráficos, princípio da ergonomia e sentidos



Os ambientes gráficos atuais apresentam boa qualidade, necessitando, por isso, para a sua formação, de computadores e dispositivos periféricos com mais capacidades.

1    A qualidade dos ambientes gráficos é um aspeto particularmente importante na imersão do utilizador, principalmente quando o ambiente virtual é recriado a partir de um ambiente real.

          Quanto mais reais se apresentarem aos olhos do utilizador mais imerso este poderá sentir-se no ambiente virtual.

 Para tornar os ambientes gráficos mais realistas são utilizados o rendering e o mapeamento de texturas:

a.       O rendering é uma operação que permite transformar os dados gráficos em dados de imagem.
b.      Para se obter um rendering adequado é necessário definir correctamente a iluminação do ambiente e a posição relativa dos objectos no mundo virtual.

O desenvolvimento de equipamentos cada vez mais adaptados ao utilizador e às suas funções é o resultado dos estudos efetuados pela ergonomia.

Este princípio da ergonomia estabelece que o sistema deve comportar-se segundo o padrão de interação do utilizador com a máquina. Ou seja, a ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar com o intuito de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.



Sem comentários:

Enviar um comentário