Existem
oito tipos de interatividade:
·
Na interatividade linear a sequência das
ações está predefinida pelo sistema, o utilizador apenas decide o sentido. Este
tipo de interatividade desenvolve-se de forma re-ativa. Exemplo: Super Mario.
· Na interatividade
de suporte o utilizador recebe pequenas mensagens/comentários acerca do seu
desempenho no jogo, este tipo de interatividade desenvolve-se de forma re-ativa.
Como no Guitar Hero.
·
Na interactividade
hierárquica o sistema apresenta um conjunto de opções que permitem ao
utilizador definir um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de
forma re-ativa. Como no trackmania.
·
Na interactividade sobre objetos o
utilizador aciona objetos que alteram o funcionamento do sistema, este tipo de interatividade
desenvolve-se de forma pro-ativa. Como no I
pet, por exemplo.
·
Na interatividade reflexiva o sistema
efectua perguntas ao utilizador, de seguida compara as respostas deste com
outras respostas, podendo assim fazer uma reflexão acerca dos resultados, este
tipo de interatividade desenvolve-se de forma pro-ativa. Um exemplo de
interatividade reflexiva é brain
challenge.
·
Na interatividade de hiperligação o
utilizador dispõe de um conjunto de hiperligações que lhe permitem optar por um
caminho a seguir, este tipo de interatividade desenvolve-se de forma pro-ativa.
Como no counter strike.
·
Na interatividade de atualização à
medida que o utilizador vai realizando ações o sistema vai-se atualizando e
evoluindo, este tipo de interatividade é de forma pro-ativa. Esta
interatividade incorpora a interatividade construtiva, onde o utilizador
constrói objetos específicos manejando objectos do sistema. Um exemplo deste
tipo de interatividade é o I pet e desenvolve se de forma pro-ativa.
A Wii é um exemplo de uma tecnologia atual
que permite uma interatividade entre o Homem e a Máquina.
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