sexta-feira, 1 de março de 2013

Tipos de Interatividade




Existem oito tipos de interatividade:

·         Na interatividade linear a sequência das ações está predefinida pelo sistema, o utilizador apenas decide o sentido. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma re-ativa. Exemplo: Super Mario.


                  ·   Na interatividade de suporte o utilizador recebe pequenas mensagens/comentários acerca do seu desempenho no jogo, este tipo de interatividade desenvolve-se de forma re-ativa. Como no Guitar Hero.



                  ·         Na interactividade hierárquica o sistema apresenta um conjunto de opções que permitem ao utilizador definir um trajeto. Este tipo de interatividade desenvolve-se de forma re-ativa. Como no trackmania.





·         Na interactividade sobre objetos o utilizador aciona objetos que alteram o funcionamento do sistema, este tipo de interatividade desenvolve-se de forma pro-ativa. Como no I pet, por exemplo.

·         Na interatividade reflexiva o sistema efectua perguntas ao utilizador, de seguida compara as respostas deste com outras respostas, podendo assim fazer uma reflexão acerca dos resultados, este tipo de interatividade desenvolve-se de forma pro-ativa. Um exemplo de interatividade reflexiva é brain challenge.





·         Na interatividade de hiperligação o utilizador dispõe de um conjunto de hiperligações que lhe permitem optar por um caminho a seguir, este tipo de interatividade desenvolve-se de forma pro-ativa. Como no counter strike.

              


·         Na interatividade de atualização à medida que o utilizador vai realizando ações o sistema vai-se atualizando e evoluindo, este tipo de interatividade é de forma pro-ativa. Esta interatividade incorpora a interatividade construtiva, onde o utilizador constrói objetos específicos manejando objectos do sistema. Um exemplo deste tipo de interatividade é o I pet e desenvolve se de forma pro-ativa.



A Wii é um exemplo de uma tecnologia atual que permite uma interatividade entre o Homem e a Máquina.










Sem comentários:

Enviar um comentário